As bombas de calor e os termoacumuladores (muitas vezes apelidados de ‘cilindros’) permitem aquecer a água exclusivamente com recurso à eletricidade, sem necessidade de gás natural ou gás propano. Por isso, se estás a renovar a tua casa ou a pensar nos equipamentos para uma nova habitação é normal que te questiones: devo instalar bomba de calor ou termoacumulador?
A resposta não é óbvia porque vai depender do teu orçamento e preferências, mas ao nível da eficiência não restam dúvidas: a bomba de calor faz um uso mais eficaz dos recursos. Continua a leitura para perceberes exatamente as vantagens e desvantagens de cada um destes equipamentos.
Bomba de calor vs Termoacumulador: comparação lado a lado
Na tabela abaixo podes comparar rapidamente algumas das principais características das bombas de calor e dos termoacumuladores, observando qual dos equipamentos se sai melhor em cada vertente.
| Bomba de calor | Termoacumulador |
Eficiência | ✅ | ☐ |
Preço | ☐ | ✅ |
Certificação energética | ✅ | ☐ |
Capacidade | ✅ | ✅ |
Espaço | ☐ | ✅ |
Ruído | ☐ | ✅ |
Apesar do termoacumulador ser superior em várias vertentes, as bombas de calor fazem a diferença naquelas que, para muitas famílias, são as características mais importantes num equipamento de aquecimento de água: eficiência e capacidade.
As bombas de calor não só têm os níveis mais altos de eficiência energética e de uso de água, como permitem uma capacidade de aquecimento superior, que pode conjugar vários fluxos de água quente simultaneamente – sem as quebras sentidas, muitas vezes, com esquentadores, por exemplo.
Eficiência energética: bomba de calor vs termoacumulador
É difícil bater uma bomba de calor no que toca à eficiência energética e uso de água. Por recorrerem ao ciclo de refrigeração para transportar energia (em vez de produzirem energia), permitem grandes poupanças no consumo de eletricidade ou gás, quando comparados com outro tipo de equipamentos.
No que toca aos termoacumuladores, é importante referir que existem já termoacumuladores híbridos que combinam a resistência elétrica tradicional com uma bomba de calor, o que aumenta a eficiência destes dispositivos. Ainda assim, não conseguem atingir os níveis de eficiência de uma bomba de calor propriamente dita.
Preço: bomba de calor vs termoacumulador
Por ser um dos equipamentos mais evoluídos e tecnologicamente avançados no mercado, para aquecimento de água, a bomba de calor acaba também por ser uma solução mais cara do que a maioria das alternativas – incluindo termoacumuladores.
Enquanto uma bomba de calor custará pelo menos 800€ – com modelos que podem chegar aos vários milhares de euros – existem termoacumuladores no mercado por menos de 200€.
Claro que isto também varia: se optar por um termoacumulador híbrido, os custos já se vão aproximar das bombas de calor, devido às funcionalidades e tecnologia mais evoluída destes equipamentos.
No entanto, se olharmos para o custo inicial como um investimento, as bombas de calor acabam por oferecer melhores retornos no médio-longo prazo, já que implicam custos mensais mais baixos.
Certificação energética: bomba de calor vs termoacumulador
A certificação energética anda de mãos dadas com a eficiência de um equipamento e, por isso, as bombas de calor têm naturalmente uma certificação energética superior
Ainda assim, é importante referir este ponto separadamente porque a certificação do teu equipamento de aquecimento de água tem um impacto na valorização da tua casa. Ou seja, uma casa com uma bomba de calor terá um valor superior no certificado energético de todo o imóvel, fazendo com que toda a casa saia valorizada.
Capacidade: bomba de calor vs termoacumulador
Em termos de capacidade, não existe grande diferença entre uma bomba de calor e um termoacumulador: tudo vai depender do depósito do equipamento que escolheres – quanto maior o depósito maior será a tua capacidade para suportar múltiplos fluxos de água quente simultâneos ou subsequentes.
Geralmente é aconselhável comprar um depósito com 40 litros por pessoa que viva permanentemente na casa. As necessidades dependem também dos hábitos de consumo: se toda a gente do agregado tomar banho na mesma altura, por exemplo, a capacidade deverá ser superior ao de uma família que faz uso da água quente de forma espaçada ao longo do dia.
Se possível, analisa o perfil de consumo e necessidades de forma detalhada: o depósito não deve ser inferior às necessidades da casa, mas se for muito superior ao que precisas também estarás a perder eficiência.
Espaço: bomba de calor vs termoacumulador
No que toca ao espaço ocupado numa casa, os termoacumuladores saem a ganhar. Têm menos requisitos de tubagens e mesmo os termoacumuladores híbridos (maiores que os tradicionais) tendem a ocupar menos espaço que uma bomba de calor.
As bombas de calor não só tendem a ser maiores como têm maiores requisitos de instalação, nomeadamente quanto ao espaço que ocupam, localização no interior da casa e recomendações quanto a ligações e espaço livre em volta.
Ruído: bomba de calor vs termoacumulador
Apesar dos termoacumuladores serem mais silenciosos que as bombas de calor, há uma nota importante a destacar: as bombas de calor são quase sempre instaladas em divisões próprias, como garagens ou salas de arrumos, onde o ruído acaba por não ter impacto no quotidiano familiar.
Os termoaculculadores tradicionais produzem cerca de 15 decibéis de ruído, que sobem para mais de 40 dB no caso dos termoacumuladores híbridos (os esquentadores podem superar os 60 dB, para comparação). Já as bombas de calor tendem a produzir um ruído superior aos 50 dB.
Livo: sistemas sustentáveis simplificados
Criar uma casa sustentável pode tornar-se uma dor de cabeça, mas a Livo nasceu para te ajudar. Quer procures soluções para aquecimento de água, janelas eficientes, carregadores elétricos ou bombas de calor, ajudamos-te a navegar na informação técnica complexa associada a estes equipamentos – e propomos soluções ajustadas às características da tua casa e ao teu perfil de consumo.
Não é preciso muito mais que uma ligação à internet para acederes aos nossos consultores especializados: só tens que especificar o que procuras ou quais são as tuas dúvidas e poderás obter uma orçamentos, sem qualquer custo, bem como respostas às tuas questões.
Preenche um dos nossos formulários digitais em poucos minutos e começa a criar a tua casa Livo: mais eficiente, sustentável e económica.