Afinal o que é um coletor solar e como funciona? Um coletor solar e um painel solar são a mesma coisa? Quais as diferenças entre os dois? Ao longo deste artigo vamos responder-te a todas estas questões para que possas perceber exatamente o que é, para que serve e como funciona um coletor solar.

 

Um coletor solar funciona de forma bastante diferente de um painel solar fotovoltaico, apesar de ambos recorrerem à radiação solar para gerar energia – mas como vais perceber ao longo do artigo, são dois tipos diferentes de energia, com aplicações diferentes.

 

Esclarece todas as tuas questões e fica também a conhecer os sistemas integrados de energia solar da Livo, que incluem painéis solares, baterias e carregadores elétricos. E tudo isto suportado por uma equipa especializada que te fornece aconselhamento gratuito antes, durante e depois da instalação.

 


 

O que é e como é que funciona um coletor solar?

 

Os coletores solares são também designados por painéis solares térmicos, termosifão ou coletores solares térmicos. ‘Coletor solar’ acaba por ser das terminologias mais usadas porque permite distinguir melhor este tipo de dispositivo dos painéis solares fotovoltaicos – mais sobre as diferenças entre os dois na secção seguinte.

 

Um coletor solar é um sistema que permite aquecer a água com recurso à captação da radiação solar, que é convertida em energia térmica. Nestes sistemas não existe produção de eletricidade (como acontece com os painéis solares fotovoltaicos ): tudo é feito à base de um sistema que aquece a água de forma direta, com recurso à energia térmica do sol. A água quente fica depois armazenada num reservatório próprio, reduzindo os desperdícios de energia.

 

Os coletores solares (também designados de painéis solares térmicos) podem ser usados para o aquecimento de água doméstica, mas também para alimentar sistemas de aquecimento central ou alguns tipos de processos industriais.

 

Geralmente o sistema dos coletores solares funciona da seguinte forma: existe uma estrutura externa de alumínio, colocada no exterior e com a inclinação certa, onde vai incidir a radiação solar; junto à estrutura de alumínio vão passar alguns tubos por onde vai circular água fria que é aquecida, passando depois para o reservatório térmico; é a partir do reservatório térmico que a água quente poderá ser depois distribuída para outros pontos da casa ou edifício.

 


 

Coletor solar vs Painel solar: principais diferenças

A principal diferença entre um coletor solar e um painel solar fotovoltaico é que um coletor solar transforma a energia solar em energia térmica, enquanto um painel solar fotovoltaico transforma a energia solar em energia elétrica. Resumidamente, os coletores solares só servem para aquecer a água, os painéis fotovoltaicos podem alimentar todos os sistemas elétricos da casa.

 

Os coletores solares e os painéis solares fotovoltaicos podem funcionar de forma complementar, uma vez que operam de forma diferente e têm potencialidades distintas, que quando combinadas poderão gerar poupanças energéticas superiores.

 

Um coletor solar não é tão abrangente como um painel fotovoltaico, servindo “apenas” para aquecer a água, sem recurso a eletricidade. No entanto, o aquecimento da água pode representar um dos maiores custos energéticos de uma casa e, por isso, aumentar a eficiência e reduzir os custos deste processo pode ter um impacto significativo na sua fatura – para além de promover boas práticas ambientais e proteger o planeta.

 


 

Melhores soluções para aquecimento de água: Bombas de calor + painéis solares

Apesar dos coletores solares serem uma solução válida para o aquecimento da água de tua casa, existem hoje possibilidades mais eficientes, tanto a nível económico como no que toca à versatilidade. Entre elas destacam-se as bombas de calor.

 

Conjugar uma bomba de calor com uma painel solar fotovoltaico é uma das opções mais eficientes para o aquecimento de águas domésticas

 

As bombas de calor são, quase sempre, um ótimo investimento de médio-longo prazo, já que o custo inicial pode ser significativo, mas os níveis de eficácia destes equipamentos permitem um retorno largamente positivo em relativamente pouco tempo. No entanto, é possível levar esta eficiência ainda mais longe ao conjugar uma bomba de calor com painéis solares fotovoltaicos, que poderão gerar energia para alimentar a bomba de calor sem necessitar da eletricidade da rede.

 


 

Livo: Sistemas integrados de energia solar

Na Livo analisamos as particularidades de cada casa, juntamente com o seu perfil energético, antes de te aconselhar sobre a melhor solução. Só assim podemos dizer-te com segurança se instalar painéis solares é um bom investimento para ti, se faz sentido acrescentar baterias solares ao teu sistema ou se um carregador doméstico para carros elétricos vai fazer a diferença.

 

As nossas soluções incluem todos estes sistemas e os nossos consultores podem dar-te toda a informação técnica que precisas para tomares a melhor decisão rumo à eficiência energética de tua casa.

 

Caso estejas a estudar a instalação de painéis solares podes preencher o formulário digital do nosso site com a tua morada, tipo de propriedade e telhado para que te possamos aconselhar gratuitamente e verificar qual o potencial de poupança dos painéis no teu caso específico.

 


 

Perguntas Frequentes – Coletor Solar

Para que servem os coletores solares?

Os coletores solares servem para aquecer a água, com recurso à radiação solar que é transformada em energia térmica.

 

Como funciona um coletor solar?

Os coletores solares têm uma estrutura geralmente de alumínio onde incide a radiação solar, cujo calor vai aquecer a água fria que circula na tubagem do sistema e é depois encaminhada para um reservatório térmico.