O que é a classe de eficiência energética?
A classe de eficiência energética pode aplicar-se a vários tipos de equipamentos, materiais ou mesmo edifícios inteiros. Existem etiquetas e sistemas de classificação energética para:
- Eletrodomésticos (numa escala de G a A)
- Elementos envolventes de um edifício – como janelas (numa escala de F a A+)
- Edifícios – certificado energético (numa escala de F a A+)
A etiqueta energética dos eletrodomésticos
As etiquetas energéticas dos eletrodomésticos foram atualizadas em 2021 por um diretiva da União Europeia que simplificou a escala: as classes A+, A++ e A+++ foram extintas, passando a classificação a recorrer apenas às letras simples, entre G a A – sendo A a classe mais eficiente.
A etiqueta energética é obrigatória para frigoríficos e arcas congeladoras, máquinas de lavar roupa, máquinas de secar roupa, máquinas de lavar a loiça, televisões e lâmpadas LED.
Elementos envolventes de um edifício – etiquetagem energética Classe+
A etiquetagem Classe+ é gerida pela Agência para a Energia (ADENE) e destina-se a avaliar a eficiência energética dos elementos envolventes de um edifício, nomeadamente janelas . No futuro esta etiquetagem irá também aplicar-se a isolamentos, tinas e outros elementos.
A etiquetagem energética Classe+ começou por ser aplicada às janelas precisamente por este ser um elemento decisivo nas perdas de calor e conforto térmico de uma casa.
Certificação energética de edifícios
Atualmente é obrigatório o proprietário de um imóvel fornecer o certificado energético para a maioria dos atos de escritura pública, ou seja, compra e venda de imóveis. Existem certificados energéticos para edifícios de habitação e para edifícios de comércio e serviços. Mas ambos funcionam numa escala de F a A+ (neste caso existem as classes F, E, D, C, B-, B, A e A+).
A certificação energética tem que ser feita por um perito qualificado e tem a validade de 10 anos (8 anos no caso dos grandes edifícios de comércio e serviços). A classe energética é determinada com base na localização, ano de construção, área, paredes, coberturas, envidraçados, equipamentos de climatização e ventilação, entre outros.
Livo: Janelas eficientes simplificadas
Os portugueses estão cada vez mais conscientes da importância da instalação das janelas eficientes para aumentarem o seu conforto dentro de casa e pouparem nos custos com equipamentos de aquecimento no inverno e arrefecimento no verão.
Na Livo podes pedir um orçamento para janelas eficientes A+ em poucos cliques: só tens de preencher um formulário digital simplificado e rapidamente receberás o teu orçamento.
Depois só tens de decidir se queres avançar para a instalação, marcar o dia e começar a desfrutar do conforto de umas janelas de qualidade que mantêm a temperatura dentro de cada e afastam o ruído.