Um condutor elétrico é um material que possibilita a passagem de corrente elétrica de forma eficiente. Este tipo de material apresenta uma baixa resistência elétrica, o que faz com que a corrente passe pelo seu interior facilmente.

 

O cobre e o alumínio são dois exemplos de condutores elétricos, os chamados condutores metálicos. É por isso que estes materiais são usados nos cabos que alimentam vários tipos de tecnologia: precisamente por serem condutores elétricos por onde é possível transportar eletricidade com eficácia.

 

Os materiais (sólidos) condutores de eletricidade,  apresentam um grande número de eletrões em movimento livre (com fraca atração face ao núcleo atómico), que quando expostos a uma tensão elétrica são impulsionados, conduzindo a eletricidade com facilidade.

 


 

Quais são os melhores condutores elétricos?

Metais como o cobre, o alumínio, o lítio, a prata, o ouro e o magnésio são todos condutores eficientes de eletricidade, transportando-a rapidamente. Também o grafite é um exemplo de condutor elétrico sólido.

 

Para além dos condutores sólidos, existem condutores líquidos (como o sódio) e gasosos (como os gases ionizados).

 


 

Condutores vs semicondutores: qual a diferença?

Os semi-condutores (como o silício) têm capacidade para conduzir eletricidade, mas não necessariamente de forma tão eficiente como os condutores. Os semi-condutores têm a particularidade da sua capacidade de condução elétrica poder ser manipulada, podendo estes materiais comportar-se como condutores ou como isolantes. 

 


 

O que são materiais isolantes?

Os materiais isolantes comportam-se de forma oposta aos condutores, apresentando uma grande resistência elétrica. Nestes materiais, como a borracha ou o vidro, os eletrões estão fortemente ligados ao núcleo atómico, não sendo facilmente conduzidos – o que impossibilita a passagem da eletricidade de forma rápida e eficaz.

 


 

Livo: poupa até 50% na fatura da eletricidade

Na Livo trabalhamos apenas com painéis solares de última geração que captam a energia solar de forma eficiente e a conduzem até tua casa, para que possas poupar até metade da tua fatura elétrica – ou mesmo mais se instalares baterias solares.

 

Para perceberes se vale a pena instalar painéis de última geração só tens que preencher o nosso formulário digital, em poucos minutos, e esperar pela informação e orçamentos dos nossos consultores especializados.