Instalar painéis solares tem muito que lhe se diga, mas ao longo do nosso guia vais poder entender tudo: os vários passos necessários para uma instalação sólida, as possibilidades ao teu dispor para tratar do processo e as principais vantagens desta tecnologia.

Uma das formas mais simples de tratar da instalação é contactar a Livo: desde o orçamento sem custos à análise técnica e instalação certificada, tudo fica mais fácil quando tens a garantia de uma equipa especializada e de confiança.

 


 

Instalação de painéis solares passo a passo

Uma instalação de painéis solares bem feita segue, por norma, estes passos:

  1. Estudo e preparação do local da instalação
  2. Montagem dos suportes
  3. Fixação dos painéis solares
  4. Ligação ao inversor
  5. Ligação das baterias (quando aplicável)

1. Estudo e preparação do local da instalação

O primeiro passo  na instalação de um painel solar é estudar o local da instalação, de forma a perceber a exposição solar da casa, o local ideal onde colocar os painéis solares juntamente com a sua orientação, o perfil energético da casa e o nível de potência que te poderá trazer mais benefícios.

Deverão também ser dados os passos administrativos e burocráticos necessários para que tudo esteja regularizado desde a primeira hora.

Nesta fase também é importante verificar fisicamente o local da instalação (frequentemente o telhado) para confirmar que não existe nada que impeça ou dificulte a montagem.

2. Montagem dos suportes

Antes de instalar os painéis solares propriamente ditos, é importante que os suportes adequados à superfície em causa estejam devidamente montados.

Os suportes ideais variam conforme o local de instalação, tipo de superfície e inclinação.

3. Fixação dos painéis solares

Depois de montar a estrutura de suporte, ela deve ser fixada no telhado ou noutro local eventualmente definido para a instalação dos painéis solares. Chegou então a hora de fixar os painéis, acoplando-os à estrutura de suporte.

Idealmente os painéis devem ser fixados num local onde não haja qualquer sombra durante o dia – por isso, é também importante ter em conta a posição relativa dos painéis entre si. A inclinação com maior potencial vai depender da localização geográfica e do tipo de superfície.

4. Ligação ao inversor

Na maioria das instalações residenciais, os painéis são interligados entre si e, por sua vez, ligados ao inversor (mas nem sempre é assim  já que, nalguns casos, poderá existir um microinversor por painel solar).

A ligação entre os diferentes painéis e, depois, dos painéis para o inversor é feita através de conectores MC4, que devem ficar bem apertados para que os painéis gerem o máximo rendimento.

O inversor deve ser colocado num ponto da casa sem exposição solar direta, mas que, ao mesmo tempo, seja de fácil acesso para a conexão elétrica e manutenção. Idealmente ele estará ao nível dos olhos, num local com boa ventilação. O inversor também não deve estar demasiado longe dos painéis, de forma a não potenciar perdas de energia (a distância ideal depende do sistema em causa).

Finalmente, o inversor deve ser ligado ao quadro elétrico de forma a poder alimentar a casa com a eletricidade gerada através da energia solar.

5. Ligação das baterias (quando aplicável)

O investimento em baterias solares pode ou não ser recomendável dependendo do perfil energético da sua casa e nível de exposição solar passível de gerar eletricidade. Caso o teu sistema conte com baterias solares, a ligação das baterias deve ser o último passo na instalação.

Quanto é instalada mais que uma bateria, elas podem ser ligadas entre si de várias formas: em série, em paralelo ou num misto dos dois. Todas as abordagens têm vantagens e desvantagens, sendo que o tipo de ligação ideal depende da instalação em causa e necessidades energéticas que se pretende suprir.

 


 

Como instalar painéis solares em casa?

Existem basicamente duas formas de instalares painéis solares em tua casa:

  • De forma autónoma – sem ajuda externa
  • Através de uma empresa certificada neste tipo de instalações

Fazer a instalação de forma autónoma pode parecer apelativo, sobretudo porque grande parte dos kits solares para autoconsumo incluem todos os elementos necessários para serem implementados de forma totalmente funcional. No entanto, tratar de tudo sozinho acarreta vários riscos e desvantagens, nomeadamente o facto de mesmo que tudo fique funcional, poderá não estar otimizado para tirar o melhor rendimento possível dos painéis.

Por outro lado, ao optares por fazer a instalação através de uma empresa especializada, tens a segurança de que os painéis serão instalados da melhor maneira – como a Livo, que trata de todo o processo por ti, desde o estudo das condições e perfil energético da tua casa até à instalação do sistema. A Livo oferece também 5 anos de garantia sobre a instalação (para além da garantia de 25 anos contra defeitos de fabrico), o que te dá o conforto de saber que estarás sempre protegido contra eventuais falhas futuras.

Deves também ter em conta a burocracia necessária para que possas usufruir de todas as vantagens dos painéis solares, nomeadamente a venda de excedentes  e toda a documentação requerida, que ficam muito mais simples com a ajuda da Livo.

 


 

O que inclui um kit solar para autoconsumo?

Os kit solares podem variar  em função das diferentes marcas e revendedores, mas geralmente incluem estes elementos:

  • Painel ou painéis solares de potência variável
  • Inversor(es) de rede
  • Estrutura fixa para instalar painéis
  • Acessórios (incluindo cabo solar, conectores MC4 e fusíveis)
  • Instruções de montagem

Com estes elementos terás tudo o que precisas para teres um sistema de energia solar funcional em tua casa, capaz de suprir uma fatia considerável dos teus consumos elétricos caseiros.

 


 

Vantagens dos painéis solares para autoconsumo

A instalação de um sistema de painéis solares fotovoltaicos tem inúmeras vantagens, destacando-se as seguintes:

  • Poupança na fatura elétrica
  • Fonte de energia limpa e sustentável
  • Maior independência face ao mercado energético

Através da Livo fica muito mais fácil entrar no universo cada vez maior da energia solar, graças aos modelos de venda flexíveis e os consultores especializados que te dão apoio técnico ao longo de todo o processo.

 


 

Livo: Instala os teus painéis solares de forma descomplicada

Como viste ao longo deste guia, a instalação de painéis solares inclui múltiplas variáveis que devem ser adaptadas às especificidades de cada casa e agregado. E é difícil tirar o máximo rendimento de um sistema de energia solar sem a intervenção de uma empresa especializada e credível.

Na Livo tudo fica mais fácil graças aos nossos processos digitais e intuitivos, que te permitem solicitar um orçamento sem custos em poucos minutos. Se depois de receberes o orçamento quiseres avançar para a instalação, os nossos técnicos vão estudar e executar a instalação dos painéis solares em tua casa da melhor forma, para que os teus novos painéis gerem o máximo de energia possível.

Vais também poder contar com as melhores garantias do mercado, incluindo 25 anos contra defeitos de fabrico e 5 anos para a instalação – para que fiques descansado caso surja algum percalço inesperado.