Queres instalar janelas eficientes em tua casa, mas não sabes se deves apostar em caixilharia de alumínio ou PVC? Chegaste ao sítio certo: ao longo deste artigo vais poder comparar as vantagens e desvantagens de cada um destes materiais, incluindo preço, eficiência e resistência.

 

Na Livo instalamos janelas eficientes de forma simplificada e trabalhamos tanto com PVC como alumínio, por isso podes confiar na nossa imparcialidade. Para receberes um orçamento sem compromisso, basta preencheres o nosso formulário digital, em poucos cliques.

 


 

Caixilharia PVC vs Alumínio

Para começar convém esclarecer uma das grandes dúvidas sobre o tema: tanto a caixilharia em PVC como em alumínio permitem produzir janelas com a máxima eficiência energética  – mas isso nem sempre acontece, por vários motivos que explicaremos ao longo deste artigo.

 

Antes de desenvolvermos a questão da eficiência energética, vamos comparar na tabela abaixo os pontos fortes e fracos de cada um destes tipos de janela.

 

 

Janelas PVC

Janelas em alumínio

(com rutura de ponte térmica)

Eficiência energética

Preço

Design e personalização

Durabilidade e resistência

 

Como é possível observar na tabela, as janelas em PVC e em alumínio com rutura de ponte térmica têm níveis de eficiência energética similares. A questão da rutura de ponte térmica é fundamental porque caso contrário as janelas de alumínio não serão eficientes – serão mais baratas, mas com uma certificação energética também mais baixa.

 

No que toca ao preço, o PVC distingue-se e é por isso que tem vindo a ganhar quota de mercado: no que toca à relação qualidade-preço, é um material muito difícil de superar. Por outro lado, o alumínio oferece uma capacidade de personalização muito maior, que o torna a escolha preferencial dos amantes do design: há certos tipos de janelas menos convencionais que têm mesmo que ser feitas em alumínio porque não existe disponibilidade de caixilharia em PVC para esses projetos.

 

Finalmente, a maior durabilidade também fica do lado do alumínio, que não oxida e oferece um nível de resistência muito elevado contra raios ultravioleta, tempestades e outro tipo de fenómenos extremos.

 


 

Eficiência energética: Janelas PVC vs Alumínio

O PVC é um isolante natural, proporcionando por isso um grande nível de eficiência energética e acústica. As janelas em PVC também podem ajudar no combate à humidade, que será difícil passar através deste tipo de caixilharia.

 

Ao contrário do PVC, o alumínio não é um isolante natural, daí a necessidade do corte térmico, referido anteriormente, para que as tuas janelas tenham a máxima eficiência. A rutura de ponte térmica não é mais que um material isolante adicionado à caixilharia, de forma a quebrar a condutividade térmica entre o exterior e o interior de uma casa. Janelas em alumínio com certificação energética máxima já incluem este componente. 

 

No final, desde que o projeto seja bem feito, os dois tipos de caixilharia podem oferecer uma eficiência similar. E não te esqueças que a caixilharia é importante, mas está longe de ser o fator mais relevante na eficiência energética de uma janela. 

 


 

Preço: Janelas em PVC vs Alumínio

O alumínio é um metal abundante e, por isso, barato na sua forma não trabalhada. No entanto, como vimos anteriormente, para obter um bom desempenho térmico, é fundamental os caixilhos em alumínio incluírem uma rutura de ponte térmica, entre outras transformações. Este processo faz com que as janelas de qualidade em alumínio sejam mais caras que as janelas PVC com desempenho térmico equivalente.

 

Assim, se o teu principal critério for o preço, a escolha será relativamente fácil: as janelas PVC são mais económicas. No entanto, o custo não é tudo e, em seguida, vamos explorar as vertentes nas quais são as janelas de alumínio a sair por cima nesta comparação.

 


 

Design e personalização: Janelas PVC vs Alumínio

As janelas em alumínio oferecem mais capacidade de personalização, possibilitando, por exemplo, ter uma caixilharia mais reduzida, o que acaba por atrair as pessoas que gostam de um design minimalista. O alumínio também tende a ser uma solução mais eficaz para janelas de grandes dimensões, uma vez que o alumínio é uma material estruturalmente estável e não precisa de grande reforço.

 

Apesar das janelas de alumínio permitirem um maior número de possibilidades estéticas, a oferta no mercado da caixilharia PVC tem vindo a aumentar, com a introdução de novas possibilidades, cores e designs.

 


 

Durabilidade e resistência: Janelas em PVC vs Alumínio

As janelas em alumínio são, no geral, mais resistentes a fenómenos extremos, nomeadamente incêndios. Mas as janelas em PVC também podem ser uma boa solução para casas no litoral, já que são resistentes à maresia, desde que sejam tidos em conta alguns cuidados.

 

Apesar da maior resistência da caixilharia em alumínio (que pode ser completamente reciclada), as janelas em PVC também apresentam uma boa durabilidade.

 

Na Livo, independentemente de optares por janelas em PVC ou alumínio, vais poder contar uma garantia de 10 anos nos perfis, 5 anos para o vidro e instalação e 3 anos para as ferragens. Ou seja, tens sempre a tranquilidade de que estás a fazer um investimento seguro.

 


 

Livo: Dois tipos de caixilharia, eficiência máxima

Na Livo trabalhamos tanto com janelas em PVC como com janelas em alumínio. Mas seja qual for a tua escolha, não tens que te preocupar com a qualidade: instalamos apenas janelas com a melhor eficiência energética do mercado para que possas ter uma casa mais confortável, sustentável e económica.

 

Podes pedir um orçamento online, em poucos cliques, e os nossos consultores especializados vão apresentar-te as opções à tua disposição. Se tiveres dúvidas, não te preocupes, vamos ajudar-te ao longo de todo o processo.

 

Gostamos de processos simplificados e, por isso, entre o pedido de orçamento e a instalação das tuas novas janelas eficientes bastam 4 passos:

  1. Pedir orçamento;
  2. Receber e analisar orçamento;
  3. Visita técnica para confirmar medidas (caso queiras avançar com o projeto);
  4. Instalação das janelas.

 

É mesmo assim tão fácil: preenche o nosso formulário digital rapidamente e começa a transformar a tua casa!