É um tema que ocupa cada vez mais espaço mediático, mas afinal o que são fontes de energia renováveis e como têm evoluído em Portugal nos últimos anos? Neste artigo vais poder responder a estas questões e descobrir o peso que as energias renováveis ocupam na eletricidade consumida no país.

 

Vais também ficar a conhecer a abordagem simplificada da Livo aos painéis solares: em poucos cliques podes submeter os detalhes de tua casa e receber um orçamento detalhado para começares a produzir a tua própria energia solar e poupar até 50% da fatura elétrica.

 


 

O que são fontes de energia renováveis?

As fontes de energia renováveis não se esgotam e podem gerar energia de forma “limpa”. As energias renováveis são um recurso natural inesgotável e é por isso que as sociedades, um pouco por todo o mundo, as têm adotado de forma crescente.

 

As energias renováveis não têm impacto ambiental por si mesmas – apesar das infra-estruturas construídas para captar este tipo de energia poderem ter alguns impactos ambientais negativos (ainda que não na mesma escala que os combustíveis fósseis).

 

As principais fontes de energia renovável são as seguintes:

  • Energia solar
  • Energia eólica (vento)
  • Energia hídrica (água dos rios)
  • Biomassa (matéria orgânica)
  • Geotérmica (calor do interior da terra)
  • Energia marinha ou oceânica

 

No entanto, as energias renováveis não se restringem a estas fontes, já que existem investigações e desenvolvimentos contínuos na busca de novas fontes de energias renováveis.

 


 

Evolução das energias renováveis em Portugal

A produção e consumo de energia têm crescido de forma contínua em Portugal ao longo dos últimos anos. Em 2023 a produção de energia renovável abasteceu 61% do consumo elétrico no país, totalizando 31,2 TWh, o valor mais alto de sempre.

 

Entre os 61% de produção elétrica com origem em energia renovável, destacam-se a energia eólica (25%) e hidroelétrica (23%), seguidas da energia fotovoltaica (7%) e biomassa (6%). O aumento da capacidade instalada para produção fotovoltaica levou a um crescimento de 43% na energia solar, que deverá continuar nos próximos tempos.

 

O restante consumo elétrico foi suprido através de energia importada (20% – também um recorde em termos relativos e absolutos) e da produção nacional de energia não renovável (19% – responsáveis por 10 TWh, o valor mais baixo desde 1988).

 

O crescimento das energias renováveis faz-se também sentir no mercado de gás natural, onde o consumo global em 2023, influenciado simultaneamente por questões geopolíticas, foi o mais baixo desde 2023 : 49 TWh, uma contração de 21% face a 2022.

 


 

Diferença entre energia renovável e energia não renovável

Ao contrário da energia renovável, as fontes de energia não renováveis são finitas, sendo o seu consumo insustentável no longo prazo para os níveis atuais de consumo energético no planeta.

 

As fontes de energia não renováveis, como os combustíveis fósseis (carvão e petróleo), têm também a grande desvantagem de emitirem gases poluentes ao serem extraídos e transformados em energia para consumo.

 


 

Livo: Produz a tua própria energia solar de forma simplificada

A Livo ajuda-te a ti e ao planeta, fornecendo sistemas de painéis solares eficientes e orçamentos digitais a que podes aceder de forma simplificada. Só tens de preencher o nosso formulário digital, em poucos cliques, para que os nossos consultores especializados avaliem se estes sistemas são adequados para a tua casa e te comuniquem todos os custos.

 

Os painéis solares têm-se expandido pelo país e são responsáveis por uma fatia cada vez maior da energia produzida em Portugal. Com os sistemas de última geração da Livo podes poupar até 50% da tua fatura da luz, produzindo a tua própria eletricidade de forma sustentável.

 

Mas não é só através da energia solar que a Livo aumenta a sustentabilidade e eficiência de tua casa: podes também pedir um orçamento para instalar janelas eficientes que te vão ajudar a manter o interior de tua casa quente no inverno e fresco no verão.