Política de Privacidade

No âmbito da prestação dos seus serviços, a Livo (enquanto marca da entidade “Mundo Ageas Serviços, Unipessoal Lda.) necessita recolher alguns dados pessoais.

A presente Política de Privacidade visa ajudar os titulares dos dados a compreender que dados pessoais são recolhidos, como e por que motivo são usados, a quem são divulgados e como a sua privacidade é protegida, no estrito respeito e cumprimento da legislação aplicável neste âmbito, nomeadamente do Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016 (“Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados”) e da Lei 58/2019, de 8 de agosto.

Quem é o responsável pelo tratamento dos seus Dados Pessoais?

As referências nesta Política de Privacidade à “Livo”, “nós” ou “nosso/a” significam a seguinte entidade:


O que são Dados Pessoais?

Entende-se por Dados Pessoais qualquer informação, de qualquer natureza e independentemente do respetivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável (titular dos dados).

É considerada identificável a pessoa que possa ser identificada direta ou indiretamente, designadamente por referência a um número de identificação ou a mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, psíquica, económica, cultural ou social.

Que Dados Pessoais recolhemos?

A Livo recolhe e trata os dados pessoais necessários para orçamentar e prestar os seus serviços. Os seus dados pessoais podem incluir os seus dados de identificação e contacto, dados financeiros ou informações sobre como utiliza as nossas Plataformas, ou como interage connosco.

A Livo não efetua tratamentos de dados pessoais de menores.

Categorias de Dados Pessoais que tratamos:


Quais as finalidades da recolha dos seus Dados Pessoais?

Os dados pessoais (clientes/terceiros) são geralmente utilizados no âmbito da prestação de serviços. Os seus dados poderão ainda ser utilizados para lhe enviarmos comunicações promocionais, caso tenha prestado o seu consentimento para tal. Neste sentido, usamos os seus dados pessoais para os seguintes efeitos:


Qual o período de conservação dos seus dados pessoais?

Os dados pessoais recolhidos são tratados no estrito cumprimento da legislação aplicável, sendo armazenados em bases de dados específicas, criadas para o efeito.

O período durante o qual os dados são armazenados e conservados será o necessário para as finalidades para as quais foram recolhidos, conforme acima identificadas.

Quais os direitos dos titulares dos dados?

Nos termos da legislação aplicável, o titular dos dados tem os seguintes direitos em relação ao tratamento dos seus dados pessoais:

Tendo em conta o acima exposto, poderá solicitar, a todo o tempo, o acesso aos dados pessoais que lhe digam respeito, bem como a sua retificação, eliminação ou a limitação do seu tratamento, a portabilidade dos seus dados, ou opor-se ao seu tratamento (com exceção dos dados estritamente necessários para a prestação do serviço), ou mediante pedido escrito dirigido à Livo através do e-mail privacidade@livo.pt.

Nos termos da lei, é-lhe ainda garantido o direito de, através dos meios acima referidos, retirar o seu consentimento para o tratamento dos dados cujo consentimento constitui o fundamento de licitude do respetivo tratamento. Para o efeito, tem o direito de retirar o seu consentimento a qualquer momento, o que não invalida, no entanto, o tratamento efetuado até essa data com base no consentimento previamente dado.

Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, o titular dos dados tem direito a apresentar uma reclamação à Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) ou a outra autoridade de controlo competente nos termos da lei, caso considere que os seus dados não estão a ser objeto de tratamento legítimo por parte da Livo, nos termos da legislação aplicável e da presente Política.

Em que circunstâncias existe comunicação de dados a outras entidades?

A Livo recorre a outras entidades para a prestação de determinados serviços. Eventualmente, essa prestação de serviços poderá implicar o acesso, por estas entidades, aos seus dados pessoais. A Livo assegura que tais entidades subcontratantes oferecem garantias suficientes de execução de medidas técnicas e organizativas adequadas de forma que o tratamento satisfaça os requisitos da lei aplicável e assegure a segurança e proteção dos direitos dos titulares dos dados, nos termos do acordo de subcontratação celebrado com as referidas entidades subcontratantes.

A Livo poderá ainda transmitir os seus dados pessoais a entidades terceiras, quando julgue tais comunicações de dados como necessárias ou adequadas à luz da lei aplicável, no cumprimento de obrigações legais/ordens judiciais, ou para responder a solicitações de autoridades públicas ou governamentais (como a CNPD ou a Autoridade Tributária, por exemplo).

Em que circunstâncias poderão os seus dados ser objeto de Transferências Internacionais?

A prestação de serviços pela Livo poderá implicar a transferência dos seus dados pessoais para países terceiros (que não pertençam à União Europeia ou ao Espaço Económico Europeu).

Nesses casos, a Livo implementará as medidas necessárias e adequadas à luz da lei aplicável para assegurar a proteção dos dados pessoais objeto de uma tal transferência, cumprindo rigorosamente as disposições legais relativamente aos requisitos aplicáveis a tais transferências, nomeadamente informando os Clientes neste âmbito.

Contacto do DPO

Para esclarecimentos quanto aos seus direitos no âmbito da proteção de dados, poderá contactar o Encarregado de Proteção de Dados (“DPO”) da Livo para o email dpo@livo.pt.

Data da última atualização: 09.08.2023